Uso sistemático do planejamento estratégico impulsiona resultados organizacionais
- Vorhut Innovation
- 9 de abr. de 2019
- 2 min de leitura
Neste post explicaremos como o planejamento estratégico pode ajudar você e sua empresa a alcançar melhores resultados.

Importância do Planejamento Estratégico
Vivemos em um ambiente em profunda transformações, sejam elas organizacionais, ambientais ou tecnológicas. Isto faz com que cada organização seja impactada de uma forma diferenciada. Cada qual com sua resiliência, capacidade de adaptação e aprendizado. No mundo dos negócios nunca foi tão essencial a utilização do planejamento estratégico como um instrumento para o alinhamento da visão dos líderes e de suas equipes de projetos. O planejamento estratégico auxilia na melhor definição do modelo de negócio de cada organização e seu respectivo mercado. Promove a interpretação mais assertiva das oportunidades e ameaças, orienta a melhor eficiência dos recursos humanos, financeiros, tecnológicas da organização e, principalmente, permite conhecer nossos pontos fortes e fracos que bem trabalhados possibilitarão ampliar os resultados corporativos e contribuirão para reduzir os riscos sempre presentes em qualquer ambiente competitivo de negócio.
Toda empresa precisa de planejamento. O estabelecimento de uma diretriz temporal e a sua frequência de revisão é fundamental. Geralmente as empresas definem um horizonte temporal de 5 anos e promove revisões anuais de seu planejamento, tornando-os mais aderentes à mudança de cenários, metas, planos de ação etc. Isto ajuda a dotar a empresa de uma maior capacidade de antecipar ações a serem tomadas, garantindo assim maior eficácia de seu modelo de gestão.
Tipos de planejamentos existentes
Estratégico
O planejamento Estratégico geralmente é de responsabilidade daqueles que ocupam cargos na Alta Administração, tais como Conselhos de Administração e Diretorias Executivas. São elaborados os objetivos de longo prazo e quais as ações necessárias para alcançá-los.
O primeiro passo é a definição da Missão, a Visão e os Valores da empresa. Isso precisa ser compartilhado e conhecido por todos os colaboradores, permitindo que as ações individuais e coletivas sigam sempre na direção do fortalecimento da marca e da reputação da companhia.
Outra etapa importante é considerar a análise dos fatores externos e internos à organização e estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis e com prazo bem definido e fazer revisões e atualizações periódicas para que suas ideias não fiquem defasadas frente a mudança dos cenários.
Tático
O planejamento Tático funciona como uma ponte entre os níveis Estratégico e Operacional.
Este planejamento é sobre como as estratégias definidas pela Diretoria serão executadas. Essas ações deverão ser separadas por unidades de negócios da empresa e definido cronogramas e planos de ação de médio prazo.
A ideia é distribuir de maneira eficiente entre os diversos departamentos os objetivos traçados no planejamento estratégico de forma que estes sejam alcançados.
Operacional
O planejamento Operacional é a execução das tarefas e dos objetivos traçados. Ele especifica as responsabilidades de cada funcionário, criando um cronograma, e os recursos necessários para colocar as ações em prática para que estes sejam efetuados a curto prazo.
Conclusão: O Planejamento orienta a visão de futuro da empresa e ajuda no trilhar do caminho que conduzirá ao aprendizado organizacional e ao alcance dos objetivos de sucesso de cada empresa.
Comentários